Home
Notícias
Fale Conosco
Quem Somos
Atuação
Clínicas
Aviso Legal

Osteoartrose ou Osteoartrite - VISCOSSUPLEMENTAÇÃO


Rev. 16-02-2016

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO ou INFILTRAÇÃO

Osteoartrose ou osteoartrite é a forma mais comum de doença articular crônica, sendo caracterizada pela lesão da cartilagem, alterações do osso subcondral e formações de osteófitos.

Estima-se que a prevalência de joelhos com osteoartrose sintomáticos seja de 6% em todos os adultos maiores de 30 anos de idade de 9,5% a 12,1% em adultos acima dos 60 anos de idade. Um estudo estimou que aos 85 anos, metade dos adultos terá desenvolvido osteoartrose sintomática do joelho.

Terapias não farmacológicas geralmente incluem fisioterapia e terapia ocupacional. Se utilizarmos terapia farmacológica, optamos geralmente por analgésicos não opióides, seguido de antiinflamatórios não hormonais. No entanto, os antiinflamatórios causam sérios efeitos adversos gastrointestinais e eventos cardiovasculares. Uma opção ao tratamento via oral e tópico é a injeção de corticosteroides, porém seu efeito é muito curto, necessitando de múltiplas aplicações. Adicionalmente, as injeções repetidas de corticosteroides têm potencial para causar inflamações, infecção e lesões ainda maiores das cartilagens a longo prazo.

Uma alternativa à injeção de corticoides é o uso intraarticular do ácido hialurônico

O tratamento é frequentemente denominado de VISCOSSUPLEMENTAÇÃO.

O ácido hialurônico é um componente natural do líquido sinovial e da cartilagem. A natureza viscosa deste componente atua como lubrificante da articulação e devido a sua elasticidade atua como absorvedor de impactos

Em pacientes com articulações com osteoartrose, o peso molecular e a concentração endógena de ácido hialurônico está reduzida e a articulação está mais suscetível a lesões, e a aplicação do viscossuplemento procura restabelecer a homeostase da articulação e causa alívio dos sintomas.

Existem mais de 20 tipos diferentes de injeções de ácido hialurônico disponíveis do mercado farmacêutico.



Consulte sempre um especialista em joelho para sua orientação.



Referências Bibliográficas:

American Academy of Orthopaedic Surgeons. Viscosuplementation Treatment for Arthritis. Acessado em 01-02-2016.



Voltar
Voltar